03 junho 2010

Mas eu me mordo...

Postado por Mari Lima às 00:48

Ciúme é um sentimento maluco. Tem aquele que é sutil, aquele que nem se mostra, tem uns que são um pouco piores, mais explosivos e até incontroláveis. Mas quando se trata de relacionamento esse é um assunto que não dá pra deixar de fora.

É aquela pontada no coração quando vê aquelazinha nos recados do Orkut dele. É aquela desconfiança leve sobre o atraso do amado para o jantar. É o beliscão que você dá nele quando percebe que ele reparou demais na loira que acabou de passar. É o medo inconsciente que temos de que a pessoa que amamos viva tudo o que viveu com a gente com outra pessoa.

Insegurança é a palavra-chave para entender o ciúme. Ninguém quer ser substituído.
Mas quem teme mais isso? Quem é mais ciumento, o homem ou a mulher?



Pois é. As opiniões são variadas, mas a maioria acaba respondendo que a mulher é mais ciumenta. Isso acontece porque o sexo feminino é mais inseguro e demonstra insegurança. Os homens são muito mais seguros de si e de sua posição tanto num relacionamento quanto em vários outros aspectos da vida. A mulher é um pouco mais vulnerável, por isso achamos que as mulheres são mais ciumentas. Claro que existe homem muito mais ciumento que mulher, mas eles não têm tendência a mostrar esse ciúme.

Mostrar um ponto fraco não faz parte das características da espécie masculina. Portanto isso quer dizer que o ciúme é relativo. É o que comprova um estudo feito pela Universidade Estadual da Flórida.

Os participantes, homens e mulheres heterossexuais, deveriam observar rapidamente imagens de pessoas altamente atraentes e de pessoas com aparência comum, e seria calculado o tempo que levava para tirar a atenção da imagem. O resultado foi que os solteiros cobiçavam mais as pessoas do sexo oposto. Enquanto os comprometidos olhavam mais para pessoas do mesmo sexo, que significavam possíveis ameaças e rivais.

Surpreendentemente houve pouquíssima diferença entre os sexos. Tanto mulheres quanto homens comprometidos demonstraram sinais de insegurança quando viam uma pessoa muito bonita do mesmo sexo. Ambos pensavam que seus parceiros poderiam se sentir mais atraídos àquelas pessoas do que à eles.

E tudo isso acaba deixando a pessoa insegura e daí nasce o ciúme. Ah, e não vá pensando que aquelas pessoas que são muito desconfiadas são assim só por ciúmes, as vezes isso pode ser até culpa. Olhem esse vídeo que vocês vão entender direitinho do que estou falando!





Mas quando o caso não é esse e existe ciúme incontrolável de alguma das partes, aí o problema é muito mais psicológico. Insegurança demasiada é péssima pra qualquer relacionamento. Tanto na mulher quanto no homem.

Então os homens também são inseguros, sim. Podem demonstrar muito menos, mas o ciúme vai depender de cada um, de quão segura a pessoa é de como ela se comporta dentro de um relacionamento. Aceitando ou não, temos que concordar que ciúme não pode faltar! Sempre dá uma apimentada na relação, só não vale exagerar... Senão já ouviu aquela música? "Ciumenta!! Para de ser tão ciumenta! Desse jeito nenhum homem te aguenta!!" e pior que não aguenta mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Chá de Calcinha Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare