26 maio 2010

Culpa de menos

Postado por Monica Keiko às 07:58



Acredite eles sentem menos culpa do que nós!

Está cientificamente comprovado por um estudo da Universidade do País Basco, na Espanha. De acordo com a pesquisa, apesar das mudanças sócio-culturais das últimas décadas, as mulheres ocidentais sentem significativamente mais culpa do que os homens. Culpa em relação aos filhos, ao marido, ao trabalho, aos próprios pais… Culpa por ter feito. Culpa por não ter feito. Culpa por ter se prometido fazer e não ter conseguido.

Você já deve ter presenciado cenas em que seu namorado errou feio e o que ele fez foi apaenas dizer "desculpa". Eles podem sentir algum pesar mas que fica por pouco tempo, enquanto nós nos martirizamos, choramos e nos descabelamos tentando encontrar um jeito de concertar o nosso erro.

A pesquisa foi publicada no Jornal Espanhol de Psicologia, diz que foram analisados 156 adolescentes, 96 jovens e 108 adultos de meia-idade, igualmente divididos entre os dois sexos. Eles responderam longos questionários e entrevistas. Em todos os três grupos as mulheres demonstraram mais culpa – sendo a diferença maior entre os adultos entre 40 e 50 anos. Entre os homens, a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – foi menor na faixa etária de 25 a 33 anos.

Isso acontece porque nós temos uma sensiblidade maior e maior capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Temos que aprender a encarar a culpa do jeito deles, o melhor é não esquentar tanto a cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Chá de Calcinha Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare