20 maio 2010

Apaixonados para sempre, será?

Postado por Bruna às 21:10



"E o casal apaixonado viveu feliz para sempre...". Os romances costumam acabar assim, e este é normalmente o modo que almejamos que a nossa vida seja, certo? Sim, mas agora a ciência mostra que a paixão, na maioria das vezes, tem prazo de validade!
Foi essa a conclusão de um estudo da Universidade Harvard, que analisou os níveis hormonais de 58 homens e comprovou que ao longo do tempo, os níveis de testosterona vão caindo. E são estes os responsáveis pelo desejo sexual.
Ao cair na rotina, as pessoas tendem a perder aquele encantamento existente entre elas quando estavam apaixonadas, e com isso as pessoas ficam menos tolerantes, e começam a ver o outro como ele realmente é. Quanto àqueles casais que estão juntos há décadas e ainda se dizem apaixonados, não passam de excessão, e ninguém sabe por quê. O fato é que, para a maioria das pessoas, a paixão diminui com o tempo. E isso faz sentido, como o casal conseguiria cuidar dos filhos com toda aquela paixão do começo?
Mas como fazer a relação dar certo então? Existem as recomendações que todos já conhecemos, como ter bom humor, não brigar por bobagens etc. Tudo isso funciona, mas só se seguirmos a postura correta, e nem sempre ela está tão clara não é mesmo? Um estudo da Universidade Califórnia revelou que na Índia, onde 95% dos casamentos são arranjados, os casais têm níveis mais altos de satisfação e amor do que no Ocidente. Isso se dá porque o amor deles começa pequeno e vai crescendo aos poucos, diferente do ocidental, em que colocamos a maior expectativa nos ombros da pessoa amada, começando do auge e tendendo normalmente para ir "esfriando". O ideal então é não alimentar expectativas, ou tentar colocar menos expectativas. Outro tática é ter o hábito de ficar um pouco longe da pessoa, pois isso atiça o sistema de recompensa do cérebro. "A expectativa da recompensa é quase melhor do que a recompensa em si" afirma o neurologista Semir Zeki.
Portanto, mesmo que a ciência diga que a paixão tem prazo de validade, lembre-se que mais importante do que as estatísticas é o que acontece com a sua vida, e não deixe de acreditar que a paixão ainda pode existir em sua vida, pois existem sempre as exceções.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Chá de Calcinha Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare